Numerical modelling of the flow rate in artificial water channels: application to Ribeira Brava´s stream
Resumo
Os fluxos de água que percorrem o interior das zonas urbanas são maioritariamente heterogéneos, pelo que a sua caracterização necessita de uma formulação que incorpore explicitamente essa variabilidade espacial. Para tal, o Laboratório de Hidráulica da Universidade da Madeira, os Sistemas de Informação Geográfica e softwares como o HEC RAS complementados por folhas de cálculo programadas, revelam-se como alternativas viáveis ao estudo de bacias hidrográficas, nomeadamente quanto à ocorrência de fenómenos de cheias e inundações.
Os objetivos principais deste estudo são a caracterização e desenvolvimento de ferramentas numéricas de simulação do comportamento do escoamento em canais artificiais, no caso de uma variação súbita dos caudais afluentes; a aplicação de um modelo à escala de simulação hidrodinâmico, considerando os escoamentos variáveis em superfície livre no caso de situações de cheia, na simulação entre as condições variáveis das afluências e das condições hidromorfológicas do canal ou ainda a análise da viabilidade da simulação com o modelo à escala na gestão e prevenção de cheias em canais artificiais.
A utilização conjunta dos três modelos (i.e. método empírico, modelo experimental e HEC-RAS) de caraterização, simulação e modelação do escoamento revela-se como a forma mais apropriada para o auxílio na prevenção e sobretudo na instauração de medidas mitigadoras de cheias e inundações, uma vez que permite suprimir lacunas da análise individual de cada um dos modelos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (English)DOI: 10.3895/rbpd.v9n1.10974
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.