Uma atividade experimental sobre medidas no laboratório didático de física em cursos de engenharia

Vitor Otávio Ochoski Machado, Pedro Leineker Ochoski Machado, Matheus Daleffe Nespolo, Lucas Vinícius Borges da Silva, Vinicius Machado

Resumo


Apresenta-se nesse trabalho a proposta de uma atividade experimental sobre Medidas em laboratório didático de Física a ser aplicada em turmas de alunos recém ingressos em cursos de Engenharia. Propõe-se a determinação do peso específico do material de um corpo de prova por meio de dois métodos diferentes: a partir de medidas diretas do peso e do volume (ρd) utilizando-se de dinamômetro e copo graduado e a partir de medidas indiretas do peso e do volume (ρi) utilizando-se de paquímetro e balança eletrônica. Usou-se valor da aceleração da gravidade do local pré determinada pelo método da geodésica. Por meio da atividade proposta entende-se ser possível levar os alunos a conhecer e aplicar critérios de cálculos no laboratório além de conhecer e realizar medições com instrumentos de medida.


Palavras-chave


Laboratório didático; Ensino de Física em Engenharia; Medidas

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbfta.v5n1.8323

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr