Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
Resumo
Apresenta-se neste trabalho uma investigação dos efeitos sobre a formação científica de
acadêmicos de um curso de Engenharia provocados pela aplicação da Metodologia dos
Problemas Geradores de Discussões. Propõe-se a aplicação do Problema Gerador de
Discussões Pressão como resposta às solicitações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos
cursos de Engenharia como forma de promover a realização de atividades de ensino que
contribuam no processo de construção das competências desejadas ao perfil acadêmico.
No referencial teórico, os autores apresentam, em síntese, a estrutura do PGD Pressão e
sua forma de aplicação e estabelecem, por meio de um paralelo entre as DCN e a Teoria da
Aprendizagem Significativa, parâmetros para análise dos efeitos. Entende se que a
aplicação do Problema Gerador de Discussões Pressão promoveu atividades de ensino
levando os alunos a realizar : cálculos, análises, discussões, propor procedimentos práticos,
etc., potencializando a formação das competências acadêmicas solicitadas pelas DCN de
análise e compreensão de fenômenos físicos e a construção de novos conhecimentos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbfta.v8n2.14239
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.