Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia.
Palavras-chave
Simulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbfta.v8n1.13783
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.