Coação da Teoria da Aprendizagem Significativa e do ensino experimental como metodologia para o ensino de Física na graduação

Moisés Colaço, Eron Brayan Aiolfi

Resumo


Dentre as disciplinas de maiores aplicações experimentais se encontra a Física, e por esse motivo ela se torna um atrativo ao ingresso de alunos no universo das ciências exatas e tecnológicas. Entretanto, a prática experimental é muitas vezes suprimida no meio acadêmico devido às metodologias expositivas adotadas por muitos professores, o que subutiliza as estruturas laboratoriais das universidades e pode ocasionar uma grande improdutividade no aprendizado da disciplina. Este trabalho visa a concepção de um arquétipo metodológico objetivado na atenuação da mecanização do ensino de Física por intermédio de metodologias ativas na busca do aprendizado sólido por meio da imersão entre teoria e experimentação orientada pela teoria da aprendizagem significativa, a qual é fundamentada no conceito de que a aprendizagem ocorre através da associação hierárquica cognitiva das informações. Neste documento é apresentado um exemplo da metodologia pedagógica voltado à disciplina de Física III ou Eletromagnetismo, no qual em conjunto com a aprendizagem teórica ocorre o conhecimento pela experimentação por intermédio da construção de um protótipo experimental voltado à geração e utilização de um campo magnético alternado capaz de induzir uma força eletromotriz, em um enrolamento de espiras, suficiente para acionar uma calculadora científica comum e um conjunto de leds. A metodologia pedagógica proposta proporciona a concepção de uma sala de aula permissiva à aprendizagem significativa, o que torna os discentes sujeitos ativos em sua formação. O modelo induz a possibilidade de significativas melhorias na assimilação do conteúdo, o que traz consigo a capacidade de construção eficaz e consciente do tecido social por parte do alunado das referidas graduações.  


Palavras-chave


: Aprendizagem significativa; Ensino superior; Experimentação; Indução; David Ausubel.

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DOI: 10.3895/rbfta.v7n2.13452

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