Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada (RBFTA) é uma publicação semestral do Grupo de Estudos em Física Aplicada (GESFA) e do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) do Câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  A RBFTA aceitará para avaliação apenas trabalhos escritos no formato de artigo e será publicada exclusivamente na versão eletrônica. Todos os trabalhos serão arbitrados às cegas, por pares, e poderão ser publicados nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa.

A RBFTA tem por objetivo promover e divulgar, por meio exclusivo de artigos, investigações realizadas por docentes, pesquisadores, engenheiros, tecnólogos e outros profissionais que desenvolvem atividades relacionadas com a Física teórica, aplicada ou experimental. Os artigos devem ser originais, apresentando caráter inovador em algum aspecto do trabalho, seja na metodologia proposta, nos procedimentos desenvolvidos, na concepção de novos instrumentos utilizados ou ainda em relação ao objeto de estudo. Qualquer artigo submetido de acordo com as características acima delineadas e inserido em uma das políticas de seção da revista será considerado aceito para avaliação.

 

Políticas de Seção

Artigos

-Aplicações da Física em Ciência, Tecnologia e Engenharias.

Seção destinada à divulgação de investigações que apresentem aplicações da Física teórica ou experimental para o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Engenharias: métodos de síntese e caracterização de materiais, técnicas de transformação de energia, conformação de materiais, instrumentos de medida, desenvolvimento de produtos, entre outros. Os artigos devem apresentar claramente a aplicação da Física em qualquer aspecto do trabalho desenvolvido em Ciência, Tecnologia e Engenharias.

-Aplicações da Física no Ensino de Ciência e Tecnologia.

Seção destinada à divulgação de investigações que apresentem aplicações da Física no ensino: estratégias de ensino, desenvolvimento de material didático e metodologias específicas para o ensino de Física. Os artigos devem apresentar claramente a aplicação da Física no ensino em ciências.

Serão aceitos artigos de autores afiliados a Universidades, a centros de pesquisa e profissionais da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos enviados à RBFTA serão submetidos preliminarmente aos Editores que verificarão se o artigo é adequado aos objetivos/proposta da revista e se atende às condições de publicação. Caso o trabalho não seja considerado adequado, o artigo será rejeitado/arquivado. Os artigos considerados adequados serão encaminhados para a avaliação às cegas por pelo menos dois pareceristas membros do Comitê Científico.

A avaliação do Corpo Revisor verificará se:

- O artigo encontra-se organizado e foi apresentado de acordo com a estrutura/formatação solicitada pela revista. Para orientar-se siga as normas gerais para a submissão de artigos clicando no link das diretrizes para os autores;

- O texto escrito pelo (s) autor (es) é apresentado na linguagem adequada: científica, impessoal e sem erros gramaticais;

- Os objetivos do trabalho estão claros;

- Os materiais/instrumentos e métodos desenvolvidos/utilizados para a investigação estão bem definidos e são coerentes com a proposta do trabalho;

- Os resultados apresentados correspondem à proposta do trabalho;

- A proposta do trabalho é relevante para a comunidade científica;

- O resumo apresenta com clareza a proposta do trabalho desenvolvido;

- A referência bibliográfica é adequada e contribui para a fundamentação da proposta do trabalho.

Caberá ao Editor chefe de seção, baseado na avaliação dos pareceristas, decisão final sobre a publicação do artigo/trabalho, inclusive reenviá-lo ao(s) autor (es) solicitando que sejam realizadas as alterações indicadas pelos revisores a fim de adequá-lo aos parâmetros da revista. Todo o processo de contato, envio de arquivos, artigo, pareceres, solicitações de revisão e outros entre o (s) autor (es) e o Grupo Editor, ocorrerá exclusivamente pelo portal da revista.

 

 

Periodicidade

A RBFTA será editada semestralmente. A primeira publicação deverá ocorrer no periodo entre maio/junho e a segunda entre novembro/dezembro. Eventualmente poderá ocorrer a publicação de uma terceira edição da revista em um mesmo ano incluindo artigos das duas seções ou de apenas uma delas, dependendo da necessidade observada pelo Conselho Editor.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr