Infográfico: produção e possibilidades no uso educacional do ensino de geografia

Gabriella Araújo de Lima Silva, Evandro de Melo Catelão

Resumo


Este estudo trata do exame da importância do gênero multimodal infográfico aplicado ao ensino de Geografia no 1º ano do Ensino Médio. De caráter exploratório, concentra-se em demonstrar possibilidades de uso de infográficos, para leitura e compreensão de conteúdos da disciplina, levando em conta a potencialidade leitora por meios gráficos. Visto seu uso não habitual no campo do ensino, trata-se de um gênero pouco estudado no meio acadêmico, sendo um texto multimodal comum nos meios jornalísticos e de propaganda. Para tanto, abordaremos uma proposta que busca desafiar alunos a utilizar o gênero discursivo infográfico, onde texto e imagem são usados de forma integrada para comunicação. Considerando isso, neste trabalho temos por objetivo investigar em que medida e por quais razões a infográfia pode ser utilizada como meio complementar de ensino de Geografia e de que forma pode contribuir para a capacidade leitora dos alunos. Pretendemos conceituar infográfia como recurso a favorecer o ensino de Geografia e apresentar uma proposta do uso de infográfico associada ao conteúdo da disciplina, a fim de utilizar os resultados desta aplicação para compor uma base de dados que viabilizem a utilização deste gênero no processo de ensino-aprendizagem. O estudo também pode corroborar para novas propostas de ensino com a utilização e aplicação do gênero infográfico.


Palavras-chave


Infográfico; Gênero discursivo multimodal; Ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v3n1.9944

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr