Astronomia na educação infantil: análise de uma proposta didático-metodológica voltada à alfabetização científica

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz, Janaine Della Santa

Resumo


O presente estudo toma por referência a natureza curiosa e questionadora das crianças e discute o modo como essas características podem ser exploradas pelo professor da Educação Infantil de modo a favorecer a Alfabetização Científica. De forma mais específica o estudo centrou sua investigação em discorrer sobre as contribuições de uma proposta didático-metodológica, para a aquisição de conhecimentos científicos em Astronomia na Educação Infantil. A estruturação didática seguiu a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e as atividades estiveram apoiadas em ações que envolvessem a participação, o questionamento e o diálogo das crianças. Como resultado, o estudo aponta para a validade desta metodologia e salienta a importância de partir de temas problematizados pelas próprias crianças e que estejam alinhados com suas indagações e curiosidades, como forma de fomentar o diálogo e o debate em sala de aula.


Palavras-chave


Alfabetização Científica; Educação em Astronomia; Três Momentos Pedagógicos; Educação Infantil.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v2n2.7585

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr