Algumas atividades matemáticas para a educação básica no desenvolvimento de um projeto

Kelton Lopes, Silvia Teresinha Frizzarini

Resumo


O objetivo desde trabalho foi despertar o interesse dos alunos pela Matemática com exemplos de diferentes abordagens matemáticas e também associa-las com expressões e fórmulas matemáticas abstratas, que muitas vezes os alunos não compreendem. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com o desenvolvimento de um projeto realizado na disciplina Prática de Ensino com alunos da Educação Básica por meio de algumas atividades, para que eles pudessem refletir sobre a importância da matemática e suas diferentes formas de aplicações. Numa época em que se fala de novas formas de abordar o ensino de matemática, as atividades se apresentaram no contexto da realidade dos alunos por meio da resolução de problemas e materiais concretos. Os resultados obtidos foram as diferentes interpretações dos conteúdos matemáticos por meio das diferentes atividades matemática causando impactos positivos, muitas vezes imperceptíveis na vida escolar dos alunos. Concluímos que o desenvolvimento do projeto proporcionou aos alunos relacionar seus conhecimentos prévios para formular e resolver situações problemas com um caráter experimental que não imaginavam que poderiam ter.

Palavras-chave


Educação Básica; Educação Matemática; Desenvolvimento de projeto.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v2n1.7285

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr