Matemática básica aplicada ao ensino de física: relação entre competências e habilidades técnicas necessárias para a resolução de problemas de física segundo o Inep

Patrícia Cardoso de Andrade, Guilherme Colherinhas de Oliveira

Resumo


Neste estudo é apresentada uma metodologia para a análise e planejamento de um curso interdisciplinar que possibilita relacionar conceitos básicos de matemática aplicados em diversos conteúdos de Física. Esta metodologia busca caracterizar os problemas conceituais enfrentados pelos alunos, tais como: interpretação física do problema proposto, estruturação lógica e matemática do problema e caracterização das deficiências básicas que impedem o aprendizado das ciências exatas, em especial física, disciplina que pode ser fortemente beneficiada pela adequada aplicação e utilização da modelagem matemática. Este estudo pode ser valioso para uma nova estratégia metodológica para o aprendizado de ciências exatas, que pode ser usado por professores de ciências exatas tanto no ensino médio quanto em aulas iniciais de cursos superiores. Os resultados mostram que, houve uma significativa melhora da aprendizagem dos alunos com a frequência no curso.

Palavras-chave


Competências; Habilidades; Ensino Médio; Habilidades Técnicas; Habilidades Estruturantes; Modelagem Matemática; Resolução; Problema de Física

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v2n1.5961

Apontamentos



Direitos autorais 2018 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr