Caminhos percorridos, avanços e desafios no desenvolvimento da Educação Inclusiva na escola regular comum

Cinara Aline de Freitas, Leandro Roberto da Silva, Helena de Ornellas Sivieri Pereira

Resumo


O presente artigo discute as dificuldades e progressos na implementação da educação inclusiva no Brasil. A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas nas escolas regulares ainda enfrenta desafios significativos, como a sobrecarga de trabalho dos professores e a falta de infraestrutura adequada. O estudo destaca que as condições de trabalho dos docentes, caracterizadas por grandes turmas e a pressão para cumprir o currículo, dificultam a atenção individualizada necessária para uma educação inclusiva eficaz. A inclusão escolar, apesar de avanços legais, como a Lei Brasileira de Inclusão (2015), ainda é marcada por resistências e pela necessidade de um sistema educacional mais flexível, que valorize as diferenças individuais e elimine a ideia de homogeneização. O artigo sugere que uma mudança no ambiente escolar, com práticas mais inclusivas e adaptadas às necessidades individuais dos alunos, é fundamental. Essa transformação exige não apenas mudanças na formação docente, mas também no apoio estrutural e metodológico dentro das escolas, visando garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas condições.

Palavras-chave


Inclusão escolar; Professor regente; Identidade Docente.

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DOI: 10.3895/etr.v9n1.19673

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