Diálogos entre museu e sociedade: análise de uma exposição sobre “conspirações” no museu Diversão com Ciência e Arte (DICA/UFU)

Jennifer Gonçalves Rodrigues, Maria Betânia Moreira Carvalho Silva, Pedro Donizete Colombo Junior

Resumo


Esta pesquisa investigou as possibilidades e contribuições do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA), vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para a Alfabetização Científica do público que o visita, em especial, de que forma este espaço tem contribuído para debater e problematizar aspectos como negacionismo científico e desinformações relacionadas às Ciências. Elegemos para esta comunicação uma exposição temporária que trata de “Conspirações” e que discorre sobre o tema astronomia. Configurada como uma pesquisa qualitativa em estudo de caso, os dados foram construídos a partir de uma investigação imersiva à instituição, sendo realizado o acompanhamento de um grupo de visitantes escolares às exposições do museu, observações e análises de seus espaços educativos e, realização de entrevista com a gestora do DICA. A pesquisa encontra-se em andamento, sendo que os primeiros resultados apontaram para a relevância das atividades desenvolvidas no DICA na e para a disseminação do conhecimento científico e enfrentamento de Fake News sobre ciências, em especial o grande potencial educacional da exposição sobre conspirações em astronomia no debate de temas sociocientíficos controversos, contribuindo na desmistificação de Fake News presentes na sociedade.


Palavras-chave


negacionismo científico; museus de ciências; divulgação científica; fake news.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v9n1.19652

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr