A pós vai à escola: uma experiência extensionista no PPGE-UFTM
Resumo
O presente artigo analisa o projeto o projeto de extensão “A pós vai à escola: PPGE em movimento”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), procurando observar a efetividade da extensão universitária enquanto agente privilegiado de formação de discentes/educadores, por meio da sua vinculação social. Desta forma, obtempera-se compreender o papel desempenhado pela extensão (e pelo projeto em específico) na formação de professores. Adicionalmente, investigou-se também se o referido projeto se enquadra enquanto resposta a quesitos avaliativos governamentais. Metodologicamente, foram realizadas análise de dados públicos das ações extensionistas registradas na UFTM, com destaque ao projeto mencionado em contexto institucional. O estudo destaca a importância da extensão na pós-graduação, procurando romper tanto com a visão messiânica de extensão e, ao mesmo tempo, com a tradicional hierarquização da mesma, que termina por formular uma universidade meramente prestadora de serviços de ensino, alienando dela seu potencial de promotora da democratização do conhecimento e de troca de saberes, inclusive entre universidade e escola/comunidade. O artigo conclui que a extensão na pós-graduação é essencial para a construção de um processo formativo crítico, para a democratização e equanimização dos saberes, para a produção de conhecimentos relevantes, especialmente nos contextos a que estão inseridas e, portanto, para a constituição de uma universidade socialmente responsável e democrática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v9n1.19638
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.