Ação Afirmativa para estudantes quilombolas na UFMT de 2017 a 2019: breves reflexões

Alessandra Costa, Nilce Vieira Campos Ferreira, Erivã Garcia Velasco

Resumo


Este artigo objetiva discutir a política pública de Ações Afirmativas com foco nas comunidades quilombolas e nas condições de acesso e permanência ofertadas aos estudantes quilombolas em cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de 2017 a 2019. Ao mesmo tempo, problematiza resultados iniciais do Programa de Inclusão Quilombola (PROINQ) no processo de construção de direitos e afirmação social das comunidades quilombolas remanescentes em Mato Grosso. A abordagem metodológica foi a pesquisa bibliográfica descritiva, na perspectiva qualitativa, com uso de fontes documentais referente ao período referenciado. Após a implementação da primeira versão desse programa em 2017, aponta-se que, ao mesmo tempo que procura assegurar a importância dessas ações de inclusão, calcada na luta histórica de quilombolas e outros sujeitos coletivos, para ingresso no Ensino Superior em Mato Grosso, há, igualmente, dificuldades e desafios para sua consolidação.


Palavras-chave


Ações afirmativas; PROINQ; Quilombolas.

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DOI: 10.3895/etr.v9n1.19632

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