Diários reflexivos e representações de um professor sobre seu processo de ensino-avaliação-aprendizagem
Resumo
Este trabalho tem como objetivo divulgar o resultado da pesquisa desenvolvida durante o mestrado em Educação. A investigação teve como problemática compreender os modos como a escrita de diários reflexivos pode se caracterizar como uma ferramenta para o professor em seu processo de autoavaliação. Para a análise, o estudo debruçou-se sobre 15 diários escritos a partir da experiência de um professor de Língua Inglesa em um instituto de idiomas localizado em Uberaba, Minas Gerais, no ano de 2016. Para nortear a pesquisa as seguintes questões foram levantadas: 1. Quais têm sido as representações do professor sobre o processo de ensino-avaliação-aprendizagem? 2. Quais são os principais desafios enfrentados por um professor de Língua Inglesa que se dispunha, a partir das reflexões e anotações realizadas a partir do trabalho com uma turma, realizar sua auto avaliação? 3. Como a auto avaliação impacta no processo de ensino-avaliação-aprendizagem dos estudantes? Para discutir teoricamente sobre o processo ensino-avaliação-aprendizagem, fundamentei-me em Perrenoud (1999), Fidalgo, (2009), Celani e Magalhães (2002). Para pensar a reflexão no cenário escolar, fundamentei-me em Liberali (1999) e Zabalza (2004). Sobre a discussão a respeito da temática da avaliação formativa, mobilizei autores como Felice (2013), Luckesi (1995). No que tange a questão metodológica a investigação se caracterizou como uma Pesquisa Qualitativa, com cunho interpretativista, na forma de relato de experiência. Os dados foram dispostos em categorias temáticas com base em Bardin (1977) e as análises das representações, feitas com base em Bronckart (1999). O resultado do trabalho evidenciou que o diário reflexivo é capaz de operar como uma ferramenta de auto avaliação eficaz e de aperfeiçoamento da prática didática, pois a partir da escrita e leitura dos próprios diários, o professor refletiu sobre fatores que possivelmente não conseguiria captar a partir de outros instrumentos.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v9n1.19595
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