A Relevância do estágio de docência na formação de pós-graduandos em Educação

Luisa Fernanda Marques, Vera Lúcia Bonfim Tiburzio

Resumo


Este artigo relata a experiência de uma mestranda em Educação durante seu estágio em docência no Ensino Superior, realizado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Instituição Federal de Ensino. Como objetivo geral buscou-se analisar a importância do estágio na formação de pós-graduandos, observando as contribuições fornecidas pela participação de uma mestranda nas bancas simuladas desta disciplina. O aporte teórico se embasou em pensadores como Tardif (2014) e Libâneo (2013). Os procedimentos metodológicos foram de natureza descritiva, observacional e os dados coletados com questionário semiestruturado e observações não sistemáticas e não estruturadas realizadas pela estagiária durante a análise dos arquivos de slides das apresentações dos discentes em bancas simuladas. Os resultados mostraram que a estagiária vivenciou experiências de avaliação nas bancas, preparando-a profissionalmente. Com relação aos discentes, todos apresentaram clareza na estrutura e qualidade visual dos slides apresentados, mostrando coerência e coesão textual e a maioria utilizou corretamente as normas da ABNT para citações e referências. As seções de metodologia, resultados e discussão ainda precisaram ser mais trabalhadas com os discentes para se diferenciar adequadamente essas seções. A presença da estagiária nas bancas simuladas foi percebida pelos discentes como positiva e complementar a docente. O estudo concluiu que o estágio foi reflexo de um tripé de engajamento, diálogo e conexão entre discentes, docente e estagiária, que resultou na construção de um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo e permitiu a mestranda uma participação ativa para seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave


Ensino Superior; Estágio; Mestrado em Educação

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v9n1.19593

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr