Cinema, história pública e ensino de história: estado da arte no Banco de Teses e Dissertações da Capes

Priscila Magalhães Borges, Cláudia Regina Bovo

Resumo


Este artigo investiga o uso do cinema como ferramenta pedagógica e de divulgação científica no campo da história, com foco em pesquisas sobre cinema, história pública e ensino de história, a partir da análise do Banco de Teses e Dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior realizada em junho de 2024. O objetivo é identificar e discutir como o cinema tem sido utilizado, tanto como recurso didático no ensino de história quanto como meio para a difusão da história pública. Além da análise dos trabalhos, realizamos uma revisão bibliográfica que explora o cinema como fonte histórica e as reflexões sobre a didática da história, com base nos conceitos de Jörn Rüsen. Por fim, destacamos dissertações e teses que demonstrem o uso prático do cinema para esses fins


Palavras-chave


Cinema; História pública; Ensino de história

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DOI: 10.3895/etr.v9n1.19590

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