Conferência de Rudolf Steiner para professores: discussões que transcendem épocas
Resumo
Este artigo apresenta a conferência dada por Rudolf Steiner em 1921 aos professores da escola Waldorf em Stuttgart. Nele, fizemos uma retrospectiva do evento e destacamos as contribuições do autor para a educação contemporânea, especialmente no processo de formação de professores. A proposta educacional de Steiner integra aspectos emocionais e cognitivos, buscando criar um ambiente de aprendizagem voltado ao ser humano. Os pontos educacionais abordados durante a conferência oferecem uma reflexão sobre as práticas pedagógicas dos professores, tanto de sua época quanto dos dias atuais. A análise sugere que a conferência proporcionou um momento pedagógico na escola, demonstrando como a aplicação da filosofia de Steiner pode enriquecer a educação e a formação docente. Concluímos que a preocupação de Steiner em acompanhar o desempenho dos alunos, observar sua equipe e a forma como eles trabalhavam, podia proporcionar oportunidades para uma reflexão pedagógica alinhada à sua filosofia de ensino. Em suma, nosso estudo apoia a ideia de que as contribuições de Steiner são relevantes para buscar alternativas educativas contemporâneas e oferecem reflexões valiosas para nós, professores, indo além da transmissão de conhecimento.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v9n1.19571
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