Educação e Inteligência Artificial: em busca de referências para pensar/fazer a formação docente
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a interface entre educação e inteligência artificial generativa (IAG), com ênfase na formação de professores, no contexto contemporâneo. O uso crescente de tecnologias digitais e de IAG, como o ChatGPT, tem impactado a educação, exigindo adaptações, tanto nos processos de ensino-aprendizagem, quanto na formação docente. A pesquisa destaca os potenciais da IAG para personalizar a aprendizagem, mas também alerta para os desafios relacionados à privacidade, ética e desigualdades de acesso a esses artefatos. A revisão bibliográfica realizada revela uma lacuna significativa de estudos sobre a aplicação da IAG na formação de professores, especialmente no que se refere a produções em língua portuguesa. Os resultados sugerem a necessidade de maior investigação sobre a utilização dessas tecnologias no ambiente educacional, a fim de evitar uma dependência excessiva que possa comprometer o desenvolvimento do pensamento crítico por parte de docentes e discentes. Considera-se que a formação docente deve incluir o desenvolvimento de competências digitais para o uso de IAG de maneira reflexiva e responsável, de forma que elas possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se também a importância de políticas públicas que promovam a formação crítica e inclusiva para enfrentar os desafios contemporâneos da educação no contexto da cultura digital.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v9n1.19539
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