Educação e Inteligência Artificial: em busca de referências para pensar/fazer a formação docente

Maycon de Souza Silva Cunha Gregório, Ketiuce Ferreira Silva, Martha Maria Prata-Linhares

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar a interface entre educação e inteligência artificial generativa (IAG), com ênfase na formação de professores, no contexto contemporâneo. O uso crescente de tecnologias digitais e de IAG, como o ChatGPT, tem impactado a educação, exigindo adaptações, tanto nos processos de ensino-aprendizagem, quanto na formação docente. A pesquisa destaca os potenciais da IAG para personalizar a aprendizagem, mas também alerta para os desafios relacionados à privacidade, ética e desigualdades de acesso a esses artefatos. A revisão bibliográfica realizada revela uma lacuna significativa de estudos sobre a aplicação da IAG na formação de professores, especialmente no que se refere a produções em língua portuguesa. Os resultados sugerem a necessidade de maior investigação sobre a utilização dessas tecnologias no ambiente educacional, a fim de evitar uma dependência excessiva que possa comprometer o desenvolvimento do pensamento crítico por parte de docentes e discentes. Considera-se que a formação docente deve incluir o desenvolvimento de competências digitais para o uso de IAG de maneira reflexiva e responsável, de forma que elas possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se também a importância de políticas públicas que promovam a formação crítica e inclusiva para enfrentar os desafios contemporâneos da educação no contexto da cultura digital.


Palavras-chave


Inteligência Artificial Generativa; Formação Docente; Ensino-aprendizagem; Cultura digital.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v9n1.19539

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr