O acontecimento teatral como potência pedagógica: das coxias à construção de significados e afetos na educação não formal

Luana Rodrigues de Araújo, Pedro Donizete Colombo Júnior

Resumo


O teatro tem sido amplamente discutido por suas potencialidades pedagógicas na construção de aprendizagens contextualizadas ao cotidiano, especialmente em espaços não formais de educação. Este artigo, fundamentado nas narrativas da roda de conversa pós-encenação do ensaio aberto do espetáculo “Odeio Crianças”, da palhaça-atriz Luana Rodrigues, reflete sobre o teatro como espaço de aprendizagem, capaz de despertar afetos e promover reflexões críticas, transformando o espectador em participante ativo do processo educacional. As interações e percepções compartilhadas na roda de conversa evidenciam o poder do teatro de fomentar o pensamento crítico e ressignificar saberes em contextos educativos fora do ambiente escolar. O ensaio também ressalta a relevância das práticas educativas não formais no desenvolvimento de uma sociedade mais crítica e igualitária. Destaca-se que a integração entre arte e educação oferece ao espectador-participante a possibilidade de se reconhecer como agente ativo em suas vidas e comunidade, por meio da própria criação subjetiva e análise crítica.


Palavras-chave


Teatro; Educação Não Formal; Palhaça; Narrativas; Recepção Teatral.

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DOI: 10.3895/etr.v9n1.19526

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