O Pensamento operatório formal no jogo digital League of Legends: as características funcionais

Diogo Arantes Campos, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli

Resumo


A relação entre pensamento operatório formal – jogos digitais – educação se concretiza quando investigamos se o jogo digital comercial League of Legends contribui para o aprimoramento do pensamento formal, referenciando as características cognitivas e, principalmente, as características funcionais. Destacamos autores como Dolle (1978), Piaget (1999), Huizinga (2000), Schell (2008), Paula (2015). Esta pesquisa tem como participantes adolescentes que se encontram no estágio da inteligência operatória formal, sendo que para a construção e a análise dos dados empregou a pesquisa participante e a análise textual discursiva, respectivamente. Evidencia-se que as características funcionais possibilitaram o desenvolvimento do pensamento formal, com destaque nos desafios e no ponto de vista do equilíbrio, indicando o desenvolvimento das estruturas cognitivas.


Palavras-chave


League of Legends; Jogos Digitais na educação; Pensamento operatório formal

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DOI: 10.3895/etr.v9n1.19525

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