Práticas restaurativas apoiadas pelas tecnologias digitais para contribuir com a aprendizagem escolar

Rosane Aragón, Edenir Gomes

Resumo


O objetivo deste artigo é investigar usos das práticas restaurativas, apoiadas pelas tecnologias digitais, e assim contribuir para a aprendizagem dos alunos sobre os temas do currículo escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa, com professores da Educação Básica, atuantes em escolas públicas dos Estados do Amapá e Rio Grande do Sul. A pesquisa pretende contribuir com estratégias de aprendizagem, unindo as tecnologias digitais às práticas restaurativas nas escolas, dois elementos de potencial reconhecido nas políticas educacionais. A partir da investigação constatamos que é possível usar as tecnologias no apoio às práticas restaurativas para proporcionar a construção do conhecimento, formando assim uma ecologia de aprendizagem capaz de contribuir para a convivência harmônica, fortalecimentos de vínculos e aumento do interesse pelas experiências de aprendizagem.

Palavras-chave


Práticas Restaurativas; Tecnologias Digitais; Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v9n2.19476

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr