Práticas pedagógicas reflexivas: experiências sobre a formação inicial transformadora

Ana Cláudia Cunha Miranda, Antônia Fladiana Nascimento dos Santos, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Resumo


Esta é uma Pesquisa Narrativa, de natureza qualitativa, cujo objeto de investigação situa-se em experiências humanas vividas e relatadas.  Em ambiente de formação doutoral, analisamos três cartas escritas por professores que ensinam ciências, tendo como método analítico a Análise Textual Discursiva. Eles relatam experiências formativas significativas do passado que refletiram na constituição da identidade docente na atualidade. A leitura e releitura de tais cartas possibilitaram, também, a nossa autorreflexão sobre o processo de constituição identitária e desenvolvimento profissional. O foco deste estudo ancora-se nas reflexões desses profissionais e de seus desdobramentos que resultaram em práticas transformadora e contribuíram para a identidade, tanto pessoal quanto profissional na atualidade. 


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Formação inicial; Pesquisa Narrativa

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.19419

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr