Práticas pedagógicas reflexivas: experiências sobre a formação inicial transformadora
Resumo
Esta é uma Pesquisa Narrativa, de natureza qualitativa, cujo objeto de investigação situa-se em experiências humanas vividas e relatadas. Em ambiente de formação doutoral, analisamos três cartas escritas por professores que ensinam ciências, tendo como método analítico a Análise Textual Discursiva. Eles relatam experiências formativas significativas do passado que refletiram na constituição da identidade docente na atualidade. A leitura e releitura de tais cartas possibilitaram, também, a nossa autorreflexão sobre o processo de constituição identitária e desenvolvimento profissional. O foco deste estudo ancora-se nas reflexões desses profissionais e de seus desdobramentos que resultaram em práticas transformadora e contribuíram para a identidade, tanto pessoal quanto profissional na atualidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19419
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.