Analisando o aprendizado de isomeria com o “KingDraw Chemistry Station”: um editor de desenho para o ensino de química

Marilia Macedo Sagica, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Lucicleia Pereira da Silva, Everton Bedin

Resumo


Este estudo avaliou o potencial do aplicativo de desenho químico KingDraw como recurso didático digital no ensino de isomeria, durante uma intervenção pedagógica com 30 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública em Abaetetuba-PA, munícipio da Amazônia brasileira. Após a intervenção, os alunos responderam voluntariamente a um formulário composto por três seções: (1) diagnóstico sobre o uso prévio de tecnologias digitais em sala de aula; (2) avaliação da eficácia do KingDraw por meio de um questionário Likert com seis afirmações; e (3) relato sobre a aprendizagem mediada pelo aplicativo. A Análise de Conteúdo de Bardin revelou que a maioria dos alunos nunca havia utilizado recursos digitais nas aulas. Os resultados do questionário Likert indicaram o potencial do aplicativo, apontando também a necessidade de ajustes na intervenção. A análise dos relatos, processada pelo software IRAMUTEQ, gerou um grafo de similitude que detalhou a contribuição do KingDraw para o aprendizado da isomeria. A maioria dos alunos avaliou que a intervenção auxiliou na compreensão do objeto de conhecimento, embora se ressalte a necessidade de aprimorar a estratégia para garantir maior participação e eficácia do aplicativo.


Palavras-chave


Intervenção pedagógica; M-Learning; Aplicativo móvel

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DOI: 10.3895/etr.v8n3.19401

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