A educação ambiental ecosófica: uma proposta ecoespiritual para espaços formais de ensino

Marcos Vinícius Sousa Leal, Mairna Costa Dias, Altem Nascimento Pontes

Resumo


Atualmente, as escolas inserem em seus currículos estratégias interdisciplinares, uma das quais se dá por meio da educação ambiental, junto com suas “correntes”. A educação ambiental, ligada à ecosofia, mostra-se uma proposta positiva em espaços formais de ensino. Para o desenvolvimento do referido artigo, foram utilizadas etapas metodológicas, como buscas por referenciais teóricas, levantamentos de dados e, por fim, suas análises. O objetivo do artigo é nortear os professores para alcançar e aplicar uma educação ambiental direcionada ao ser sensível e espiritual, através de atividades propostas. Os autores ressaltam a importância da ecosofia como uma proposta essencial para integrar as dimensões mental, social e ambiental no campo educacional. A ecosofia, portanto, emerge como uma ferramenta poderosa para a promoção de mudanças significativas no enfrentamento das crises ambientais contemporâneas, proporcionando uma visão ampliada da sustentabilidade que considera as esferas sociais e espirituais, como proposta para ser desenvolvida nas escolas e variados estabelecimentos de ensino. Como perspectivas futuras, a inclusão da ecosofia na educação ambiental propõe uma visão holística, reconhecendo a interdependência entre seres humanos e a natureza, bem como estendendo-se para além dos muros das escolas, para envolver a comunidade externa.


Palavras-chave


Ética socioambiental; Sustentabilidade holística; Ferramenta de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.19389

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr