Ecomuseu da Amazônia: um olhar biocultural e decolonial no estudo das ações educativas

Willian Silva Barbosa, Milena Enedina Mota dos Santos Bessa, Gabrielly Freitas Fonseca, Sinaida Maria Vasconcelos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as ações educativas desenvolvidas pelo Ecomuseu da Amazônia (EA), localizado em Belém do Pará, identificando aspectos da bioculturalidade e decolonialidade no desenvolvimento dessas ações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de análise documental e entrevistas semiestruturadas com membros da instituição que compõem a direção, equipe técnica, estagiários e comunitários engajados nas ações. Os dados foram submetidos ao conjunto de técnicas de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que o EA possui uma estrutura organizacional e desenvolve ações por meio de quatro eixos temáticos, quais sejam: Meio ambiente, Cultura, Turismo de Base Comunitária e Cidadania. Foram registradas e descritas ações como: “Cultivando Memórias”, “Quintais Produtivos”, desenvolvimento de cursos de capacitação, oficinais culturais e o contato com o público escolar. Ações essas que possuem aspectos atitudinais e motivacionais, bioculturais e decolonais. 


Palavras-chave


Educação Não-Formal; Diversidade cultural; Desenvolvimento comunitário

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.19383

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr