Quintais arborizados como sensibilizadores sobre equilíbrio climático: um olhar com ênfase na educação socioambiental

Ruth Helem Dias de Vilhena, Ivana Thariny de Lima Leal, Priscyla Cristinny Santiago da Luz

Resumo


Este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada “Ensino e aprendizagem em educação socioambiental a partir da compostagem de resíduos orgânicos” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. O estudo teve como objetivo, compreender a relação entre os quintais arborizados e as práticas educativas socioambientais para o equilíbrio climático do meio ambiente. O público-alvo foi uma turma do ensino fundamental anos iniciais do município de Moju-Pará. Como proposta teórico-metodologia foi utilizada a pesquisa-ação que se substancia em uma abordagem de cunho qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida no período de maio a agosto de 2023, em cinco aulas, cada uma com 4 horas de tempo. Como resultados, os alunos produziram o terrário e puderam verificar a formação de gotículas de água a partir da evapotranspiração das folhas, contribuindo para o entendimento do fenômeno científico. Dessa forma, considera-se os quintais arborizados como um dos principais espaços que contribuem de forma eficaz para o equilíbrio climático, portanto devem ser preservados, conservados e ensinados nas escolas.


Palavras-chave


Meio ambiente; Sensação térmica; Ensino de ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.19377

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr