Gravidez na adolescência no ensino de reprodução humana: uma proposta de intervenção realizada em uma escola da Ilha de Marajó, Pará

Paloma Barboza dos Santos, Letícia Raquel Amaro dos Santos, Milta Mariane da Mata Martins, Alcindo da Silva Martins Junior

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto das metodologias ativas, por meio de uma sequência didática, no ensino de reprodução humana para o despertar da compreensão e conscientização de jovens adolescentes sobre da gravidez na Adolescência, no Ensino Fundamental em uma escola de Soure, Ilha de Marajó, Pará. A proposta de intervenção visou promover a compreensão e a conscientização de jovens/adolescentes sobre uma gravidez não planejada durante a juventude. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação, e é parte integrante de uma sequência didática, composta por três etapas para uma turma de 8º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da observação participante e questionário aberto aplicado em sala de aula sobre “Gravidez na adolescência”. A análise dos dados apontou que o método possibilitou esclarecimento em relação aos riscos e consequências da gravidez precoce, identificando as principais percepções e reflexões dos adolescentes sobre a polêmica temática abordada.


Palavras-chave


Ciências;Metodologias Ativas;Sequência Didática

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DOI: 10.3895/etr.v8n3.19368

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