Gravidez na adolescência no ensino de reprodução humana: uma proposta de intervenção realizada em uma escola da Ilha de Marajó, Pará
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto das metodologias ativas, por meio de uma sequência didática, no ensino de reprodução humana para o despertar da compreensão e conscientização de jovens adolescentes sobre da gravidez na Adolescência, no Ensino Fundamental em uma escola de Soure, Ilha de Marajó, Pará. A proposta de intervenção visou promover a compreensão e a conscientização de jovens/adolescentes sobre uma gravidez não planejada durante a juventude. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação, e é parte integrante de uma sequência didática, composta por três etapas para uma turma de 8º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da observação participante e questionário aberto aplicado em sala de aula sobre “Gravidez na adolescência”. A análise dos dados apontou que o método possibilitou esclarecimento em relação aos riscos e consequências da gravidez precoce, identificando as principais percepções e reflexões dos adolescentes sobre a polêmica temática abordada.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19368
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