Investigação científica e realidade virtual no ensino da astronomia: o uso de materiais naturais da Amazônia na criação de óculos cardboard
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta a integração de ações de investigação científica e o uso de tecnologias digitais no ensino, reconhecendo-os como elementos essenciais para a Educação Básica, além de enfatizar que no ensino de Ciências deve ser desenvolvimento do Letramento Científico. No que diz respeito à abordagem da Astronomia nas escolas, a implementação desses conceitos é indispensável, embora haja desafios que comprometem a efetivação de uma aprendizagem significativa nas instituições escolares. Neste contexto, a presente pesquisa visa propor estratégias didáticas para o ensino da Astronomia, pautadas na Educação Científica, visando a promoção do Letramento Científico. Com uma abordagem qualitativa, a investigação tem em vista interpretar os fenômenos sociais relacionados ao tema, apoiada em análises fundamentadas em aportes teóricos pertinentes, utilizando a Análise de Conteúdo para a análise de dados. Adicionalmente, foi elaborado um plano didático alinhado às diretrizes da BNCC e ao Ensino por Investigação, que incorpora o uso de um visualizador de Realidade Virtual (Óculos Cardboard). Essa ferramenta permite imersões que podem aproximar estudantes dos conceitos astronômicos. A estrutura do visualizador foi construída com materiais naturais da Amazônia, como bainha foliar de palmeiras da região e uma cola produzida com goma de tapioca. Assim, o recurso foi experimentado com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Ananindeua – PA. Desse modo, o estudo visa contribuir para o fortalecimento da Educação Científica no ensino da Astronomia por meio da Realidade Virtual, apresentando recursos metodológicos produzidos com materiais regionais, de baixo custo e sustentáveis.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19365
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.