Contribuições sobre o jardim sensorial como alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem em espaços externos

Vânia Lemos Matozo dos Santos, Danielle Marafon

Resumo


Reconhecer a complexidade e multifacetada relação entre crianças e a natureza é essencial. Brincar ao ar livre com tempo, liberdade e em companhia de outras crianças proporciona estímulos variados que enriquecem suas percepções espaciais e desenvolvem sensibilidade, coordenação motora, imaginação, mente, criatividade e socialização. Apesar dos evidentes benefícios, desafios como segurança ao ar livre e acessibilidade a áreas naturais urbanas também devem ser considerados. Abordando essas questões, podemos garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de vivenciar e se beneficiar da beleza e diversidade do mundo natural. Nesse contexto, o jardim sensorial emerge como uma ferramenta pedagógica poderosa, oferecendo contribuições significativas para o desenvolvimento integral das crianças. Esta pesquisa adotou uma metodologia exploratória bibliográfica, de cunho qualitativo, destacando os benefícios de uma educação em espaços externos. O jardim sensorial é promovido como uma alternativa para criar um ambiente sensorial rico e envolvente, onde educadores podem inspirar curiosidade, criatividade e respeito pela natureza, contribuindo para uma educação mais significativa e transformadora. 


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem ; Natureza Palavra; Jardim sensorial.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.18260

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr