O ensino de Ciências e a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas à Educação CTSA
Resumo
Considerando as mudanças ocorridas nas últimas décadas provenientes dos avanços científicos e tecnológicos, cada vez mais é necessário que o ensino de Ciências promova discussões e reflexões críticas sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Entretanto, percebe-se que as pesquisas voltadas para essa abordagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda são escassas e que a formação de professores para esse nível de ensino é demasiadamente ampla. Este texto, decorrente de uma pesquisa qualitativa do tipo participante no âmbito de um mestrado profissional, objetiva ampliar reflexões dos resultados obtidos sobre a formação docente no que diz respeito ao fenômeno da semiformação, à complexidade do ensino de Ciências, às lacunas formativas, bem como ao resgate da autonomia docente por meio do trabalho coletivo e colaborativo com enfoque na Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente. Os dados foram constituídos pela gravação de encontros de um curso de formação continuada para professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e apreciados por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados apontam indícios do processo de semiformação, a falta do devido aprofundamento durante as formações anteriores, dificuldades quanto à autonomia docente e instabilidades da profissão, bem como o desejo dos participantes em aprofundar seus conhecimentos, por conta das demandas encontradas em sala de aula com os estudantes, e ganhos advindos da experiência formativa e colaborativa durante a pesquisa. Portanto, como contribuição deste artigo, pretende-se contribuir para as discussões existentes sobre a formação docente e a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente no campo de estudo sobre o ensino de Ciências.
Palavras-chave
Formação docente; Autonomia; CTSA
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.18247
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.