Introdução à Programação para Licenciandos em Ciências Naturais: uma abordagem prática com Portugol Studio

Thiago Beirigo Lopes, Luis Andrés Castillo Bracho, Dailson Evangelista Costa, Wagner dos Santos Mariano

Resumo


No contexto da educação, a programação tem emergido como uma competência fundamental, especialmente na formação de professores preparados para um mundo digital. O presente estudo teve como objetivo explorar a utilização do Portugol Studio como ferramenta pedagógica na introdução à programação para licenciandos em Ciências Naturais, visando compreender como essa abordagem prática pode despertar o interesse e aprimorar a compreensão dos conceitos fundamentais da computação. Utilizando questionários e análises dos programas desenvolvidos pelos licenciandos, o estudo revelou uma percepção em sua maioria positiva em relação à programação e reconheceu sua importância no contexto educacional. Contudo, também evidenciou desafios e barreiras sobre o uso do Portugol que devem ser considerada no momento de utilização do software.


Palavras-chave


Programação; Portugol Studio; Formação de Professores; Ciências Naturais

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v9n2.18028

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr