Podcast como uma ferramenta educacional para apoio ao desenvolvimento da escrita científica em um curso de Ciência da Computação

Cynthia Pinheiro Santiago, José Wally Mendonça Menezes, Francisco José Alves de Aquino

Resumo


O processo de escrita científica possui grande importância nas instituições de ensino superior. No entanto, em geral, os graduandos apresentam significativa inexperiência quanto aos gêneros, procedimentos e convenções acadêmicas, o que faz com que intervenções pedagógicas sejam necessárias para o desenvolvimento desta habilidade. Neste trabalho, propomos um podcast como uma ferramenta educacional para apoio ao desenvolvimento da escrita científica entre os estudantes de um Bacharelado em Ciência da Computação. Este podcast educacional foi produzido utilizando-se a metodologia de aprendizagem baseada em projetos e foi avaliado por meio de um estudo de caso. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar as potencialidades e limitações deste podcast, buscando entender a percepção dos estudantes que atuaram como produtores quanto à sua contribuição, assim como coletar e analisar a opinião dos ouvintes. Como resultado, obteve-se que o podcast produzido atendeu às expectativas dos ouvintes quanto ao acesso e uso, design e estrutura, adequação ao conteúdo e valor percebido como auxílio à aprendizagem, bem como resultou em uma experiência acadêmica satisfatória para os alunos envolvidos em sua produção.


Palavras-chave


Escrita científica; Podcast educacional; Educação em Ciência da Computação

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.17854

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr