Ambiente Virtual de Aprendizagem e Limitações Digitais enfrentadas pelos discentes: um estudo com docentes da área computacional
Resumo
Essa pesquisa analisa a compreensão de professores do Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande (C3/FURG) sobre as limitações digitais na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma universidade federal. Sob a teoria de limitações digitais de Bellini et. al., (2010, 2012, 2016, 2018) e seus respectivos desdobramentos aplicados as limitações digitais enfrentadas no campo da educação, a pesquisa foi operacionalizada em método qualitativo, a partir de um estudo de caso construído com base em entrevistas com relatos de cinco docentes do C3/FURG. A pesquisa aponta que os professores identificaram limitações de acesso, cognitivas e comportamentais relacionadas ao uso dos ambientes virtuais de aprendizagem pelos alunos. As limitações de acesso incluem problemas de integração com outras plataformas e falta de orientação de suporte. As limitações cognitivas referem-se à falta de treinamento dos estudantes no uso dos AVAs. Limitações comportamentais relacionadas à resistência dos alunos ao ensino virtual e à sua preferência pela interação presencial. Isto destaca a necessidade de adaptar o ensino digital às preferências e necessidades dos alunos. Dessa forma, foram identificadas limitações de acesso, cognitivas e comportamentais dos alunos, incluindo problemas materiais, falta de capacitação digital e resistência ao ensino virtual. Isso revela a necessidade de uma infraestrutura digital mais equitativa e destaca a importância da formação de professores e alunos na implementação da tecnologia educacional. Como limitação, é sugerido que futuras pesquisas considerem a opinião de todos os professores do C3/FURG para obter uma visão mais abrangente das limitações digitais dos alunos.
Palavras-chave
Limitações digitais; Professores; Estudantes; Ambiente virtual de aprendizagem.
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PDFDOI: 10.3895/etr.v9n2.17813
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