Estado do conhecimento sobre a percepção de pseudociência entre professores
Resumo
A presente pesquisa apresenta um estado do conhecimento cujo objetivo foi mapear na literatura científica as pesquisas empíricas que analisaram a percepção de pseudociência entre professores em exercício ou em formação. Os focos de análise deste estudo são: as tendências mais relevantes de publicação, a noção de pseudociência adotada pelos autores, os principais resultados encontrados e as implicações para o ensino de ciências. Nosso corpus foi constituído de artigos presentes nas bases de dados: ERIC, Google Acadêmico, Scopus e Web Of Science, publicados entre os anos de 2000 e o primeiro trimestre de 2023. Para localizar os trabalhos, utilizamos descritores genéricos, como: “pseudociência” e “pseudocientífico” para o conteúdo e “professores” para os sujeitos. Aplicados os critérios de seleção, foram identificados 21 trabalhos que se encaixam no objetivo da proposta. Os trabalhos evidenciaram um alto nível de crenças em afirmações e práticas pseudocientíficas, ainda que tenham uma compreensão razoável sobre a natureza da ciência. Esses trabalhos também indicam que essas crenças podem ser diminuídas após atividades orientadas. Destaca-se a importância da alfabetização científica e do ensino de ciências voltados para o pensamento crítico e o combate à pseudociência.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.17799
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