Aspirações profissionais e acadêmicas dos estudantes de graduação nas modalidades de Educação a Distância e semipresencial de uma instituição de ensino superior privada

Annee Beatriz Brito Silva, Salatiel Ferreira do Monte, Walkiria Fernanda Silva Machado, Wanderléia Adriane da Silveira, Fátima Aparecida da Silva Dias, Helenara Regina Sampaio Figueiredo

Resumo


Diante da crescente oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) por Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, e  diante o expressivo número de matrículas de estudantes brasileiros nessa modalidade, este estudo tem como objetivo analisar as aspirações profissionais e acadêmicas dos estudantes de graduação matriculados, buscando compreender suas motivações em relação à carreira, à continuidade dos estudos e ao possível interesse na docência universitária. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Para compor o referencial teórico realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A coleta de dados foi realizada por orientandos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - EaD (PICT-EAD), sob a orientação dos pesquisadores. Utilizou-se um questionário semiestruturado online, direcionado aos graduandos das modalidades semipresencial e EaD, vinculados a IES privada. A análise qualitativa dos dados revelou que a maioria dos participantes está realizando sua primeira graduação, o que evidencia o papel da IES em ampliar e inovar o acesso ao Ensino Superior (ES) por meio da oferta diversificada de cursos na modalidade EaD e semipresencial. Posteriormente, os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos estudantes almeja seguir carreiras relacionadas a seus cursos de graduação e tem interesse em buscar especializações após a conclusão do curso. Contudo, a maioria dos participantes não demonstrou interesse em seguir à carreira de professor universitário, mas um grupo significativo considera essa possibilidade, o que revela a importância do planejamento e a ampliação institucional para a permanência e continuidade dos estudantes na instituição de ensino.


Palavras-chave


Educação a Distância; Perfil do graduando; Formação inicial e continuada; Trajetória acadêmica; Censo.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v9n2.17773

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr