Aspirações profissionais e acadêmicas dos estudantes de graduação nas modalidades de Educação a Distância e semipresencial de uma instituição de ensino superior privada
Resumo
Diante da crescente oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) por Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, e diante o expressivo número de matrículas de estudantes brasileiros nessa modalidade, este estudo tem como objetivo analisar as aspirações profissionais e acadêmicas dos estudantes de graduação matriculados, buscando compreender suas motivações em relação à carreira, à continuidade dos estudos e ao possível interesse na docência universitária. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Para compor o referencial teórico realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A coleta de dados foi realizada por orientandos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - EaD (PICT-EAD), sob a orientação dos pesquisadores. Utilizou-se um questionário semiestruturado online, direcionado aos graduandos das modalidades semipresencial e EaD, vinculados a IES privada. A análise qualitativa dos dados revelou que a maioria dos participantes está realizando sua primeira graduação, o que evidencia o papel da IES em ampliar e inovar o acesso ao Ensino Superior (ES) por meio da oferta diversificada de cursos na modalidade EaD e semipresencial. Posteriormente, os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos estudantes almeja seguir carreiras relacionadas a seus cursos de graduação e tem interesse em buscar especializações após a conclusão do curso. Contudo, a maioria dos participantes não demonstrou interesse em seguir à carreira de professor universitário, mas um grupo significativo considera essa possibilidade, o que revela a importância do planejamento e a ampliação institucional para a permanência e continuidade dos estudantes na instituição de ensino.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v9n2.17773
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.