Representações sociais de acadêmicos de licenciatura em Física a respeito do tema radioatividade
Resumo
Este trabalho visa investigar as Representações Sociais (RS) de ingressantes e concluintes de Licenciatura em Física em uma Instituição Federal, localizada na região centro-norte do Paraná, a respeito da radioatividade, em 2023. Isso porque o tema radioatividade faz parte do currículo escolar da Educação Básica Nacional, está presente no ambiente em que vivemos e interfere na qualidade de vida das pessoas. Além disso, o estudo pretende provocar reflexões sobre a formação de professores de Física, à medida que proporciona um contexto de análise das relações entre o universo individual e as condições sociais nas quais ocorrem as interações, que podem influenciar o ensino e a aprendizagem. A metodologia utilizada é do tipo qualitativa, fundamentada na Teoria do Núcleo Central. Aplica-se como técnica de coleta de dados a Evocação Livre de Palavras e a produção de textos. A análise dos dados coletados ocorreu por meio do diagrama de quatro casas. Ao compara-se o grupo dos ingressantes com os concluintes nota-se que, no primeiro, os alunos têm a centralidade das RS direcionada a parte física da matéria, relativos aos processos radioativos, enquanto, no caso dos alunos concluintes a visão está na aplicabilidade da radioatividade e suas implicações cotidianas. A pesquisa indica que houve mudanças na estrutura das RS. Essas mudanças aproximaram as RS do universo reificado. Sendo assim, novas pesquisas poderão nortear a formação de futuros professores, pois são úteis à compreensão da interação educativa, da concepção dos objetos do conhecimento e do agir no processo educacional.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v9n2.16871
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