Configurações da prática como componente curricular em um curso de formação de professores de Ciências e Biologia

Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto

Resumo


Planejar a docência com uma visão que una a teoria e a prática é algo complexo. Nesse contexto, a prática como componente curricular (PCC) – objeto de estudo dessa investigação – configura-se um caminho para tornar isso possível. Assim, objetiva-se investigar as configurações da PCC no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa por meio de análise documental no PPP vigente em 2019. Os dados indicaram que o PPP analisado cumpre a carga horária mínima prevista para a PCC, distribuída de três formas: em disciplinas específicas e de conhecimento tanto biológico como pedagógico, ao longo do curso. Há indicações gerais neste documento acerca de como desenvolver a PCC e também as ementas das disciplinas correspondentes. Considera-se que o curso analisado se diferencia do antigo modelo 3+1, ainda que com suas limitações, indicando um possível caminho na direção de uma formação mais crítico-reflexiva.

Palavras-chave


Currículo; Formação inicial de professores; Relação teoria e prática.

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DOI: 10.3895/etr.v7n2.16849

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