Aulas práticas no ensino de ciências: realidade ou utopia? Um estudo a partir das Representações sociais de professores da educação básica

Luana Prezybytivic Pinto, Viviane Terezinha Koga

Resumo


Este artigo analisa as representações sociais de professores da educação básica acerca das aulas práticas no ensino de ciências. O referencial teórico é a teoria das representações sociais, em especial as abordagens dimensional e estrutural. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online para 52 professores, elaborado através da ferramenta Google Forms. As análises foram realizadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin e com o auxílio do software EVOC. Os professores são unânimes ao afirmar que realizam aulas práticas e as suas representações sociais apresentam elementos como importante e aprendizagem. Contudo, há uma superficialidade entre as informações presentes na representação social, bem como são ausentes discussões acerca dos elementos que dificultam e, por vezes, impedem a realização de tais atividades.


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem; Metodologias ativas; Ensino de Biologia.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n2.16826

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr