Aulas práticas no ensino de ciências: realidade ou utopia? Um estudo a partir das Representações sociais de professores da educação básica
Resumo
Este artigo analisa as representações sociais de professores da educação básica acerca das aulas práticas no ensino de ciências. O referencial teórico é a teoria das representações sociais, em especial as abordagens dimensional e estrutural. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online para 52 professores, elaborado através da ferramenta Google Forms. As análises foram realizadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin e com o auxílio do software EVOC. Os professores são unânimes ao afirmar que realizam aulas práticas e as suas representações sociais apresentam elementos como importante e aprendizagem. Contudo, há uma superficialidade entre as informações presentes na representação social, bem como são ausentes discussões acerca dos elementos que dificultam e, por vezes, impedem a realização de tais atividades.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n2.16826
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.