Estágio remoto: Representações sociais de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas

Viviane Terezinha Koga, Loren dos Santos

Resumo


A pandemia de COVID-19 desencadeou diversas mudanças na educação como um todo, dentre elas, a adoção do ensino remoto em todos os níveis de ensino, inclusive no Estágio supervisionado em cursos de Licenciatura. Nesse cenário, o objetivo deste texto consiste em evidenciar as representações sociais de estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, sobre o estágio realizado de forma remota. O referencial teórico esta na abordagem dimensional das Representações Sociais. As informações analisadas foram as considerações finais presentes em 51 relatórios elaborados pelos estagiários de duas turmas do referido curso. As análises se deram com o auxílio do software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) e pelos pressupostos da análise de conteúdo. Dentre os achados destaca-se a ambivalência das representações sociais dos estagiários que apontaram para o desafio de realizar o estágio de forma remota, principalmente, relacionadas ao uso de tecnologias ao mesmo tempo em que consideraram o período como uma experiência enriquecedora para a sua carreira profissional.

Palavras-chave


Pandemia; Estágio Curricular Supervisionado; Formação de Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n1.16805

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr