Licenciandos em Ciências Biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de Ciências

Luciani de Oliveira, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Graça Simões Carvalho

Resumo


Tem-se vindo a propor mudança de postura dos professores no sentido de terem olhar crítico e transformador mediante ações em sala de aula. Esta investigação teve o propósito de identificar as representações sociais (RS) que os alunos do último período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o que é ser professor. Aos 19 graduandos (5 homens; 14 mulheres) foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Cada estudante registrou as cinco primeiras palavras que viessem à mente em um papel contendo o termo indutor Ser Professor de Ciências e depois classificou-as de um a cinco, em função da importância relativa. Redigiram ainda um pequeno texto sobre o significado de cada palavra evocada. As palavras foram semanticamente agrupadas em 23 grupos e, da análise da Frequência e da Ordem Média de Evocação, emergiram os elementos das RS para discussão, em que o primeiro quadrante, que representa o núcleo central das RS, teve cinco elementos: Conhecimento, Formação continuada, Responsabilidade, Estudo e Conteúdo, que são apresentados e discutidos. Verificou-se ser necessário atuar em favor de modificações das concepções de futuros professores na direção de ações mais próximas à realidade e que respondam aos anseios de suas representações sociais.


Palavras-chave


Evocação livre de palavras; Formação docente; Profissão docente; Professor de biologia

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DOI: 10.3895/etr.v7n2.16800

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