Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú

Agnes Levandowski, Francisco Halyson Ferreira Gomes, Sérgio Camargo, Tânia Teresinha Bruns Zimer

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras foram narradas utilizando-se um questionário aplicado de modo remoto. A análise teve como fundamentos autores como Nóvoa (2013), Connelly & Clandinin (1990), Shulman (1986), Garcia (1999) e Goodson (2013). A leitura das narrativas mostra que o PIBID contribuiu na formação das professoras como um elemento de inserção na vida escolar, como causa de reflexão sobre o fazer docente e fonte de conhecimentos, principalmente pedagógicos, bem como no fato de estreitar relações entre universidade - escola.


Palavras-chave


professor iniciante; desenvolvimento profissional; ensino de Química

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n2.16782

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr