Diálogos reflexivos mediados por uma representação imagética de tema resíduos sólidos

Robson Francisco Pedrozo, Patrícia de Oliveira Rosa-Silva, Carlos Eduardo Laburú

Resumo


O tema resíduos sólidos ganhou grande destaque com o crescente aumento das cidades e dos processos de industrialização. A partir disso, o meio ambiente passou a sofrer reais alterações, principalmente, no tocante às suas características físicas e disponibilidade de seus recursos. Diante desse cenário, este trabalho teve por objetivo analisar de forma semiótica uma representação imagética referente ao tema abordado, no intuito de estabelecer os significados por ela remetidos e que se estendem para convergir em diálogos reflexivos. Como instrumento de mediação deste processo, foi realizada a leitura e a interpretação de uma imagem elaborada por um dos participantes da pesquisa. Dos encaminhamentos metodológicos, seguiu-se as seguintes fases: o de seleção de uma imagem que referenciasse o tema; em seguida, a análise semiótica da imagem sob o viés da teoria de Charles Sanders Peirce, de modo a compreender os significados por ela remetidos; e, por último, os diálogos e reflexões mediados pela imagem partilhada com o grupo de escolares e pesquisadores. Um dos pontos a que se chega do processo investigativo é a de que a indústria é a responsável pela geração, e, portanto, pelo aumento dos resíduos sólidos, que quando não devidamente tratados, tendem a serem depositados de maneira irregular na natureza. Espera-se com este trabalho fomentar estratégias de Educação Ambiental voltados à promoção ao diálogo e à reflexão no âmbito acadêmico a respeito da relevância em mitigar os resíduos sólidos, assim como o do destino e tratamento correto destes, assim como o de repensar as práticas de consumo.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Semiótica peirceana; Significados.

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16780

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