Educação Ambiental Crítica: O caso da Hydro Alunorte e os impactos socioambientais em Barcarena

Caroline dos Santos Ferreira, Fernando Alflen, Regina Helena Munhoz, Elisa Henning

Resumo


O presente trabalho objetivou analisar as contribuições da aplicação de um roteiro de atividades interdisciplinares, tendo como foco a educação ambiental crítica. Foi utilizado para compor o roteiro uma reportagem jornalística sobre os impactos ambientais decorrentes do vazamento de rejeitos da empresa Hydro Alunorte e as medidas tomadas para mitigar esses impactos. A aplicação do roteiro foi realizada durante dois dias com uma turma do ensino médio de uma escola localizada em um município da região norte do Estado de Santa Catarina, Brasil. Após a apresentação do roteiro e leitura da reportagem, os alunos realizaram as atividades que integravam este roteiro. Foi observado que os alunos se mostraram motivados em desenvolver as atividades e apresentaram visão crítica a respeito do debate realizado sobre a reportagem, expondo suas opiniões e justificando-as com o auxílio da matemática. Deste modo, concluímos que a utilização de roteiros interdisciplinares pode contribuir para se trabalhar com a educação ambiental crítica em sala de aula a partir da utilização de reportagens jornalísticas.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Impactos Socioambientais; Matemática; Roteiro de Atividades

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n2.16773

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr