Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)
Resumo
Esta pesquisa é um recorte da dissertação de Mestrado, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e teve como objetivo verificar os aspectos metodológicos adotados em teses e dissertações, defendidas entre 2000 e 2020, que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Utilizando-se como plataformas de busca a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira, foram inventariadas 27 pesquisas, sendo 03 teses e 24 dissertações. A partir da leitura de seus aspectos metodológicos, os estudos foram divididos em 04 categorias: (C1): Pesquisa Bibliográfica; (C2): Estudo de Caso; (C3): Pesquisa Participante (Pesquisa-Ação); (C4): Pesquisa Exploratória. Não emergiram subcategorias. Percebeu-se que, para o desenvolvimento das 27 pesquisas inventariadas, 24 utilizaram a abordagem qualitativa e 03 a abordagem mista. No que tange ao tipo de pesquisa, 05 foram bibliográficas, 15 estudos de caso, 05 pesquisas-ação e 02 exploratórias. Foi possível concluir que os pesquisadores se preocuparam em conhecer a realidade do processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TEA, realizando levantamentos bibliográficos e exploratórios a partir de outros estudos na área, bem como adentraram, exploraram e analisaram o campo investigado, realizando estudos de caso e pesquisas-ação.
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista; Educação Matemática; Métodos de pesquisa
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n1.16763
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.