Educação ambiental no ensino fundamental: o que dizem os professores e gestora do município de São João do Caiuá, no Paraná?

Lívia Mariusso Vituri, Marcia Regina Royer

Resumo


A inserção da temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento é indispensável. O objetivo desta pesquisa é investigar a influência das concepções, práticas pedagógicas e a formação docente relacionadas a Educação Ambiental dos professores e gestora, da Escola Municipal Maria Cernaki – Ensino Fundamental. A pesquisa tem enfoque qualitativo e foi realizada a partir de questionário on-line, permitindo atingir um maior número de pessoas. O questionário foi dividido em duas seções sendo a  primeira seção uma avaliação sobre a formação docente e a segunda seção questões sobre as concepções dos professores acerca da Educação Ambiental. A partir dos dados da pesquisa, é possível perceber que ainda existem falhas na formação docente, o que dificulta a inserção do tema nas escolas. Fica claro também que, apesar das falhas são aplicadas diversas estratégias de ensino como aulas de campo, atividades práticas, entre outros. As dificuldades no processo de Educação Ambiental na prática pedagógica também se fazem presentes, mas é possível superá-las.


Palavras-chave


Formação docente; Prática pedagógica; Meio Ambiente.

Texto completo:

PDF PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n1.16756

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr