Múltiplas representações no Ensino de Ciências: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental
Resumo
A inserção da diversidade representacional no ensino de ciência revela-se ferramenta eficaz para promover a aprendizagem. Estratégias de ensino pautadas nas múltiplas representações e multimodos permitem contemplar o simbolismo próprio do pensamento científico. A interação dos estudantes com diferentes modos representacionais permite tradução de significados e elaboração de novos entendimentos com maior aprofundamento cognitivo, distanciando de uma instrução mecânica e pouco significativa. O presente trabalho propõe uma ferramenta metodológica fundamentada nas múltiplas representações e multimodos para o ensino das Leis de Newton nos anos finais do Ensino Fundamental. Espera-se contribuir para reflexão e ação de docentes comprometidos com a aprendizagem e formação de cidadãos que atendam as demandas da sociedade contemporânea, marcada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, que requer sujeitos ativos, autônomos, críticos e conscientes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n2.16754
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.