Múltiplas representações no Ensino de Ciências: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental

Adrielly Pereira Ansanelo, Álex Carvalho Ferreira, Carlos Eduardo Laburú

Resumo


A inserção da diversidade representacional no ensino de ciência revela-se ferramenta eficaz para promover a aprendizagem. Estratégias de ensino pautadas nas múltiplas representações e multimodos permitem contemplar o simbolismo próprio do pensamento científico. A interação dos estudantes com diferentes modos representacionais permite tradução de significados e elaboração de novos entendimentos com maior aprofundamento cognitivo, distanciando de uma instrução mecânica e pouco significativa. O presente trabalho propõe uma ferramenta metodológica fundamentada nas múltiplas representações e multimodos para o ensino das Leis de Newton nos anos finais do Ensino Fundamental. Espera-se contribuir para reflexão e ação de docentes comprometidos com a aprendizagem e formação de cidadãos que atendam as demandas da sociedade contemporânea, marcada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, que requer sujeitos ativos, autônomos, críticos e conscientes.


Palavras-chave


Multimodalidade; Ensino de Ciências; Leis de Newton.

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DOI: 10.3895/etr.v7n2.16754

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