Educação Ambiental sobre a temática “agrotóxicos” por meio de estratégias educativas reflexivas

Cristiane de Azevedo Druciak, Ana Tiyomi Obara

Resumo


Promover a reflexão dos estudantes e da sociedade em geral sobre a necessidade de conservar o meio ambiente visando minimizar os impactos das ações humanas sobre o planeta é um dos principais objetivos da Educação Ambiental (EA). Este estudo objetivou identificar quais os principais resultados das pesquisas realizadas por pós-graduandos, nos anos de 2011 a 2020 no Brasil, utilizando estratégias educativas em EA, diferenciadas do modelo tradicional de aulas, para trabalhar com a temática “agrotóxicos”. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, sendo que a coleta de dados foi feita nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. As informações foram analisadas mediante protocolo de estudo à luz da metodologia da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as estratégias de EA utilizadas nas pesquisas foram exitosas para o processo educativo, fomentando nos alunos atitudes de pertencimento ao meio ambiente e de reflexão crítica sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências para a sociedade.

Palavras-chave


Atividades Educativas; Agrotóxicos; Reflexão Ambiental;

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16739

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