Articulações entre intenção e ação docente: uma perspectiva da intencionalidade compartilhada
Resumo
Nesta pesquisa foi realizada análise de uma aula ministrada por uma professora que leciona nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da compreensão de que este sujeito, no exercício de seu trabalho, está respaldado por uma intenção que embasa suas práticas profissionais. No aporte teórico desta investigação, buscou-se mostrar a presença de elementos da teoria de Michael Tomasello (2014) e sua aproximação com a ação docente. Esta pesquisa teve como objetivo compreender se há articulações entre a intenção da professora e suas ações em sala de aula. Os dados foram coletados a partir de gravações em vídeo de aulas ministradas pela docente no sétimo ano, bem como realização de entrevista acerca de suas intenções diante das ações gravadas. A análise dos dados foi feita a partir da Análise de Discurso, sendo a aula dividida em dois episódios. No primeiro foram evidenciadas as Ações: faz pergunta geradora; explica; faz pergunta específica; gerencia a classe; chama atenção; escreve; e procura entender, as quais se articularam com o Objetivo Geral de: elaborar uma aula de fixação do conteúdo para os alunos terem condições de realizar a atividade. No segundo foram evidenciadas as ações: gerencia a Classe; chama atenção; explica; e faz pergunta específica, que se articularam com o Objetivo Geral de: fazer com que os alunos aprendessem o conteúdo de forma autônoma e significativa. Os resultados apontaram que há articulação entre a intenção e as ações realizadas pelo professor, indo de encontro com a teoria de intencionalidade compartilhada de Tomasello.
Palavras-chave
PROAÇÃO; Abordagem Explicativa; Cognição.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n1.16731
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.