Inserção do pensamento crítico em livros didáticos de Ciências Latino-americanos: estudos preliminares

Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich, Dioni Paulo Pastorio

Resumo


A formação de sujeitos críticos e alfabetizados cientificamente capazes de agir e intervir socialmente tornou-se uma necessidade nos dias atuais, para tanto, se torna fundamental um ensino pautado na promoção do Pensamento Crítico (PC). O presente trabalho visa investigar o potencial pedagógico de estratégias de ensino presentes em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (LDCEF) de três países sul-americanos quanto a promoção do PC. Neste contexto, o estudo decorre de uma análise de conteúdo desenvolvida com três LDCEF de diferentes países sul-americanos: Brasil, Colômbia e Venezuela. As estratégias de ensino foram classificadas quanto a três de PC, sendo elas: Informativa, em que estão incluídas as atividades possuem o intuito de apenas trazer uma informação adicional, Exploratória, as atividades que, apresentam uma boa proposta pedagógica, mas que necessitam da mediação do professor e Reflexiva/Crítica, atividades com alto potencial para promoção do PC do aluno, pois estimulam a interação, reflexão e argumentação dos sujeitos. Logo, o estudo preliminar demonstrou que as estratégias de ensino favoráveis para promover o PC estão em maior quantidade nos LDCEF colombiano e brasileiro e que o LDCEF venezuelano apresenta estratégias de ensino de cunho informativo na sua maioria. Ademais, salientamos a necessidade de investigar esta temática em países da américa latina, pois possibilita aprofundar a compreensão e desenvolvimento do conceito de PC e das discussões acerca de estratégias de ensino potencializadoras do PC em LDCEF o que pode garantir uma melhor alfabetização científica dos sujeitos do ensino de Ciências.


Palavras-chave


Reflexão; Agir Crítico; Livro; Pensamento.

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DOI: 10.3895/etr.v7n2.16713

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